segunda-feira, 3 de agosto de 2020

5 COISAS QUE OS EMPATAS NÃO PODEM PASSAR SEM



Acredito que todo o mundo nasce sensível e que continuamos assim até aos seis ou sete anos de idade. Após essa idade, começam a surgir diferenças. Alguns de nós continuam sendo altamente sensíveis, enquanto outros diminuem a sua sensibilidade para sobreviver ou lidar melhor com as circunstâncias das suas vidas. Esta desconexão também pode ocorrer como resultado de uma experiência traumática, da dinâmica familiar e também de aspetos individuais (por exemplo, personalidade), ambientais e culturais.

Sempre fui uma pessoa altamente sensível durante toda a minha vida, mas só me tornei consciente disso nos últimos cinco anos da minha existência. Ser uma pessoa altamente sensível significa que se sente e se pensa mais profundamente sobre a nossa realidade, quer interna, quer externa, pois o nosso cérebro está conectado de forma diferente quando comparado à grande maioria (80-85%) de outros seres humanos. Assim a nossa capacidade cognitiva está pronta para processar informações usando muito mais filtros e estabelecendo conexões muito mais complexas entre conceitos, ideias e fatos, quando em comparação com pessoas que não têm o mesmo nível de sensibilidade.

Como os sentimentos são gerados principalmente por pensamentos e crenças, um pensamento mais profundo leva a uma maior variedade de sentimentos e experiências emocionais na pessoa altamente sensível. Como pode imaginar, estas experiências subjetivas intensas podem deixar as pessoas altamente sensíveis extremamente cansadas, sobrecarregadas e até frustradas em relação si mesmas e à vida no geral. Contudo, nem tudo é mau. Pessoas altamente sensíveis, ou empatas, também podem aproveitar e beneficiar de energias positivas mais rapidamente do que outros. Portanto, o truque para estas pessoas é estar consciente e procurar sempre gerir a sua energia da melhor forma.

Para fazer esta gestão com êxito, é preciso prestar atenção a pelo menos cinco aspetos importantes: sono, comida, ar fresco, tempo de quietude e atividades com significado. A seguir, abordarei cada um desses aspetos.

SONO
O sono é um aspeto muito importante na auto-monitorização da pessoa altamente sensível - se não o mais importante. Os empatas, ou altamente sensíveis, não podem descuidar da quantidade e da qualidade do seu sono. Se não estiver bem descansado, será um anfitrião fácil para hóspedes indesejados, tais como energias tóxicas, ansiedade, stress, erros e conflitos. Certifique-se que descansa o suficiente e que dorme durante o tempo mais benéfico para o seu corpo se recuperar e curar (entre as 22:00 e as 08:00).

COMIDA
Você é o que come e sabe disso. Quanto mais consciente fica da sua sensibilidade, mais percebe o impacto dos alimentos nos seus sistemas corporais e no seu desempenho geral. Eu recomendo alimentos integrais e comer alimentos o mais crus possível, contanto que saiba que o alimento que está a comer é seguro e desprovido de produtos químicos. A maneira como come também é muito importante. Faça o seu melhor para comer devagar e saborear a sua comida ao máximo. Praticar uma alimentação mindful pode ajudá-lo.

AR FRESCO
As pessoas altamente sensíveis são incrivelmente influenciadas por questões ambientais, como é o caso da poluição eletromagnética (por exemplo, radiação emitida pelos telemóveis). Como tal, sabemos que sair, mesmo que apenas para uma breve caminhada, pode fazer maravilhas pela nossa saúde e bem-estar. Sair de casa e embarcar numa pequena aventura até ao jardim ou parque mais próximos pode salvar o nosso dia, muitas vezes. Isto reequilibra não apenas os nossos sistemas corporais, como também refresca a nossa capacidade cognitiva.

TEMPO DE QUIETUDE
Quando as coisas ficam difíceis, é preciso recuar e abrandar. A situação ideal, porém, é impedir uma saída de emergência, através do planeamento e prática de momentos de silêncio e quietude. Isto significa que nos removemos para um local mais calmo, onde não seremos preferencialmente incomodados por outras pessoas ou por distrações tecnológicas, como o nosso telefone a tocar. O melhor a fazer, acredito, é mesmo não fazer nada e apenas ser, mas também faz bem realizar algumas atividades que nos induzem a um estado de maior calma, como o uma sessão de yoga suave, meditação ou pequenas leituras.

ATIVIDADES COM SIGNIFICADO
Para funcionarmos bem, os empatas precisam de calibrar e “enraizar” a sua energia, mas também precisam de gerar energia positiva para si mesmos, para que possam manter o seu copo cheio. Isto é possível através do que chamarei aqui de atividades com significado. Estas são atividades que geram uma grande quantidade de emoções e sentimentos positivos em si mesmo. Podem ser hobbies ou paixões suas. O importante a reter aqui é que estas atividades precisam de ser atividades que realmente o elevem. Para mim, escrever é uma das minhas atividades com significado.


LIRION DO SERVIÇO MAGNÉTICO

Sem comentários:

Enviar um comentário