questões
O
quê?
Quem?
Como?
Onde?
Quando?
Para
se redigir o lead de uma notícia é necessário responder-se a estas
questões. Assim os jornalistas garantem que “informam” o público correctamente.
Fazendo
um paralelismo entre o lead de uma notícia e o falso conceito de beleza,
pretendemos neste texto responder a estas cinco perguntas de forma a garantir
que o público entenda, de uma vez por todas, o “falso conceito de beleza”
criado pelos meios de comunicação social, pois ao entender melhor estes falsos
conceitos que estão tão enraizados na nossa sociedade, libertamo-nos de falsas
crenças que nos impedem de sermos felizes.
O que é o conceito de beleza?
O
conceito de beleza é um termo que se usa para definir se uma pessoa, um objecto
ou paisagem, por exemplo, são bonitos, belos. A beleza é uma característica ou
um conjunto de características que são agradáveis à vista de quem vê, porém, a
beleza é subjectiva, pois o que pode ser bonito e belo para um, pode ser feio
para outro.
COMO ELE É FORMADO NA NOSSA SOCIEDADE, POR QUEM E ONDE?
Lamentavelmente, os
media formam a opinião pública, ou seja, moldam a forma como pensamos. Eu vou
até mais longe: os media manipulam a opinião pública. Desta forma, são os meios
de comunicação social que formam o conceito de beleza na nossa sociedade, através
da televisão, revistas e da publicidade.
Publicidade
A publicidade é
inerente às revistas e à televisão. O seu discurso argumentativo e, maioritariamente,
manipulador leva a pessoa a acreditar e a seguir um ideal de beleza que não
existe.
Na TV podemos observar
que as modelos têm sempre o mesmo padrão de beleza, muitas vezes sexualizado.
Nas revistas, as
fotografias e a linguagem utilizada apelam ao corpo ideal, à beleza, à estética,
ou seja, à aparência que é sempre valorizada. Apelam igualmente à compra de
produtos milagrosos para rejuvenescer, tinta para o cabelo, cremes anti-rugas,
cremes anti-celulites, medicamentos para emagrecer e mais um cem fim de
manipulações.
Televisão
Televisão rima com ilusão. É através dela que a elite
negativa controla a grande parte da população. Através dos seus programas eles
PROGRAMAM a mente dos espectadores, levando-os, a através da publicidade, a
idealizarem quem não são.
Podemos constatar que as
apresentadoras(es) de programas têm sempre um cabelo cuidado, usam as roupas da
moda e têm uma silhueta trabalhada.
Revistas sociais e de
televisão
Se televisão rima com
ilusão, revista rima com manipulação.
As capas das revistas
têm sempre modelos jovens, figuras públicas que obedecem sempre ao chamado
“corpo ideal” e que, na maioria das vezes, se colocam em poses sensuais,
semi-nuas e dizem, elas, defendendo-se: “é importante cuidar-nos porque vivemos
da imagem”. Quero só ver quando a juventude passar…
No entanto, e muita
gente desconhece, na redacção das revistas os editores usam o photoshop - programa de computador que é utilizado para
“retocar” as fotografias das modelos – tirando uma celulite daqui e pondo um
acrescento dali…
QUANDO O CONCEITO DE
BELEZA É FORMADO?
Parece exagero, mas o
conceito de beleza é formado todos os dias, 24 horas por dia, pois a
publicidade está presente não só nos meios de comunicação citados, mas na
internet, outdoors e em todo o lado.
POR QUÊ?
Todo o jornalista sério
tem o dever e a obrigação de informar os seus leitores de forma correcta e
credível ao longo da notícia, não se ficando apenas pelo lead. Neste
sentido, irei responder a uma outra questão que também pode vir no lead ou
no corpo da notícia: POR QUÊ?
Partindo do princípio
que os meios de comunicação social são controlados pela elite, é razão para nos
perguntarmos: por que razão orquestram todo este cenário enganador?
O controlo mental está
sempre presente em tudo o que fazem e a publicidade é umas formas que eles têm
de usar isso contra nós. Vejamos:
- Ao implementarem um
ideal de beleza que não existe, as mulheres, homens e jovens sentem uma pressão
constante em seguir aquele padrão.
- Para o conseguirem
emagrecem através de dietas, dos produtos milagrosos, desporto excessivo e
começam, invariavelmente, a serem escravos do sistema e vítimas da ditadura da
beleza.
- Como consequência disso
não se alimentam e podem desenvolver doenças como a anorexia, bulimia,
ansiedade, depressão e em último caso o suicídio.
- Muitas pessoas também
começam a fazer cirurgias plásticas, porque a imagem dos modelos que vêem é,
supostamente, “perfeita” e, como não se aceitam como são, tendem a imitá-los
não só esteticamente, mas em tudo o que eles fazem.
- Já se perguntaram por
que as manequins de passerelle são magras e muitas delas até anoréxicas? Por
que os estilistas exigem que as modelos sejam assim?
Para mim é visivelmente
uma forma de controlo mental. Muitas vezes questiono-me sobre o que vai na
cabeça daquelas jovens. Precisamente por serem tão jovens e já foram apanhadas
na teia da ditadura dos padrões, das exigências, da concorrência, da obsessão
pelo corpo. Acham que elas são felizes?
- O corpo da mulher é
usado, é exposto e os media fazem o que querem com ele Quando uma mulher
aparece numa capa de revista com um corpo supostamente “perfeito de Photoshop”,
semi-nua ou em poses sensuais, desperta nas outras mulheres uma sensação de
desconforto, inferioridade, pois as mulheres ditas “normais” não se assumem
como são. Não têm confiança nelas mesmas.
Tudo isto é falso,
decadente e produz uma falsa sensação de felicidade, mas por dentro, as pessoas
sentem-se ocas, vazias. Não sabem quem são nem sabem como se conhecer. Não se
aceitam e só procuram o exterior, a hipervalorização da aparência, quando na
verdade, cada um deveria ser livre e gostar e aceitar-se como é.
Neste momento,
assiste-se a uma crise de valores sem precedentes. Vejo jovens com 13 anos a
achincalharem os seus pares por não vestir roupa de marca, por não serem como
eles, por não se vestirem conforme os padrões ou simplesmente por serem quem
são.
Vejo jovens obcecados
com a imagem, vítimas de um sistema que ataca subliminarmente e a sociedade
aceita sem pestanejar.
Até já cheguei a ver
vídeos de jovens que explicam como fazem sardas na cara e como disfarçam
“certas imperfeições no corpo”.
- Cabe aos pais estarem
atentos e fazer-lhes ver que os seus filhos não têm necessidade de se submeter
às regras da sociedade e da elite.
- Cabe aos pais fazerem
ver aos seus filhos que é o coração que importa, pois a beleza é efémera.
Tudo isto foi feito por
uma única razão: quanto mais tempo os jovens e adultos estiverem focados no
falso conceito de beleza e em como consegui-lo, pior será para eles, pois não
se encontram, não despertam, perdem energia, perdem o foco e o verdadeiro
conceito de felicidade.
Por isso, rejeita todos
esses conceitos e padrões. Sai da matrix e desperta!
Lision do Serviço Magnético
Fonte da imagem: Pixabay |
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