segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O FALSO CONCEITO DE BELEZA CRIADO PELOS MEDIA - SAINDO DA MATRIX



questões

O quê?
Quem?
Como?
Onde?
Quando?

Para se redigir o lead de uma notícia é necessário responder-se a estas questões. Assim os jornalistas garantem que “informam” o público correctamente.

Fazendo um paralelismo entre o lead de uma notícia e o falso conceito de beleza, pretendemos neste texto responder a estas cinco perguntas de forma a garantir que o público entenda, de uma vez por todas, o “falso conceito de beleza” criado pelos meios de comunicação social, pois ao entender melhor estes falsos conceitos que estão tão enraizados na nossa sociedade, libertamo-nos de falsas crenças que nos impedem de sermos felizes.

O que é o conceito de beleza?


O conceito de beleza é um termo que se usa para definir se uma pessoa, um objecto ou paisagem, por exemplo, são bonitos, belos. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista de quem vê, porém, a beleza é subjectiva, pois o que pode ser bonito e belo para um, pode ser feio para outro.


COMO ELE É FORMADO NA NOSSA SOCIEDADE, POR QUEM E ONDE?



Lamentavelmente, os media formam a opinião pública, ou seja, moldam a forma como pensamos. Eu vou até mais longe: os media manipulam a opinião pública. Desta forma, são os meios de comunicação social que formam o conceito de beleza na nossa sociedade, através da televisão, revistas e da publicidade.

Publicidade
A publicidade é inerente às revistas e à televisão. O seu discurso argumentativo e, maioritariamente, manipulador leva a pessoa a acreditar e a seguir um ideal de beleza que não existe.
Na TV podemos observar que as modelos têm sempre o mesmo padrão de beleza, muitas vezes sexualizado.
Nas revistas, as fotografias e a linguagem utilizada apelam ao corpo ideal, à beleza, à estética, ou seja, à aparência que é sempre valorizada. Apelam igualmente à compra de produtos milagrosos para rejuvenescer, tinta para o cabelo, cremes anti-rugas, cremes anti-celulites, medicamentos para emagrecer e mais um cem fim de manipulações.

Televisão 
Televisão rima com ilusão. É através dela que a elite negativa controla a grande parte da população. Através dos seus programas eles PROGRAMAM a mente dos espectadores, levando-os, a através da publicidade, a idealizarem quem não são.
Podemos constatar que as apresentadoras(es) de programas têm sempre um cabelo cuidado, usam as roupas da moda e têm uma silhueta trabalhada. 

Revistas sociais e de televisão 
Se televisão rima com ilusão, revista rima com manipulação.
As capas das revistas têm sempre modelos jovens, figuras públicas que obedecem sempre ao chamado “corpo ideal” e que, na maioria das vezes, se colocam em poses sensuais, semi-nuas e dizem, elas, defendendo-se: “é importante cuidar-nos porque vivemos da imagem”. Quero só ver quando a juventude passar…
No entanto, e muita gente desconhece, na redacção das revistas os editores usam o photoshop  - programa de computador que é utilizado para “retocar” as fotografias das modelos – tirando uma celulite daqui e pondo um acrescento dali…


QUANDO O CONCEITO DE BELEZA É FORMADO?

Parece exagero, mas o conceito de beleza é formado todos os dias, 24 horas por dia, pois a publicidade está presente não só nos meios de comunicação citados, mas na internet, outdoors e em todo o lado.

POR QUÊ?

Todo o jornalista sério tem o dever e a obrigação de informar os seus leitores de forma correcta e credível ao longo da notícia, não se ficando apenas pelo lead. Neste sentido, irei responder a uma outra questão que também pode vir no lead ou no corpo da notícia: POR QUÊ?

Partindo do princípio que os meios de comunicação social são controlados pela elite, é razão para nos perguntarmos: por que razão orquestram todo este cenário enganador?

O controlo mental está sempre presente em tudo o que fazem e a publicidade é umas formas que eles têm de usar isso contra nós. Vejamos:

- Ao implementarem um ideal de beleza que não existe, as mulheres, homens e jovens sentem uma pressão constante em seguir aquele padrão.
- Para o conseguirem emagrecem através de dietas, dos produtos milagrosos, desporto excessivo e começam, invariavelmente, a serem escravos do sistema e vítimas da ditadura da beleza.
- Como consequência disso não se alimentam e podem desenvolver doenças como a anorexia, bulimia, ansiedade, depressão e em último caso o suicídio.
- Muitas pessoas também começam a fazer cirurgias plásticas, porque a imagem dos modelos que vêem é, supostamente, “perfeita” e, como não se aceitam como são, tendem a imitá-los não só esteticamente, mas em tudo o que eles fazem.
- Já se perguntaram por que as manequins de passerelle são magras e muitas delas até anoréxicas? Por que os estilistas exigem que as modelos sejam assim?
Para mim é visivelmente uma forma de controlo mental. Muitas vezes questiono-me sobre o que vai na cabeça daquelas jovens. Precisamente por serem tão jovens e já foram apanhadas na teia da ditadura dos padrões, das exigências, da concorrência, da obsessão pelo corpo. Acham que elas são felizes?
- O corpo da mulher é usado, é exposto e os media fazem o que querem com ele Quando uma mulher aparece numa capa de revista com um corpo supostamente “perfeito de Photoshop”, semi-nua ou em poses sensuais, desperta nas outras mulheres uma sensação de desconforto, inferioridade, pois as mulheres ditas “normais” não se assumem como são. Não têm confiança nelas mesmas.

Tudo isto é falso, decadente e produz uma falsa sensação de felicidade, mas por dentro, as pessoas sentem-se ocas, vazias. Não sabem quem são nem sabem como se conhecer. Não se aceitam e só procuram o exterior, a hipervalorização da aparência, quando na verdade, cada um deveria ser livre e gostar e aceitar-se como é.

Neste momento, assiste-se a uma crise de valores sem precedentes. Vejo jovens com 13 anos a achincalharem os seus pares por não vestir roupa de marca, por não serem como eles, por não se vestirem conforme os padrões ou simplesmente por serem quem são.
Vejo jovens obcecados com a imagem, vítimas de um sistema que ataca subliminarmente e a sociedade aceita sem pestanejar.
Até já cheguei a ver vídeos de jovens que explicam como fazem sardas na cara e como disfarçam “certas imperfeições no corpo”.

- Cabe aos pais estarem atentos e fazer-lhes ver que os seus filhos não têm necessidade de se submeter às regras da sociedade e da elite.
- Cabe aos pais fazerem ver aos seus filhos que é o coração que importa, pois a beleza é efémera.

Tudo isto foi feito por uma única razão: quanto mais tempo os jovens e adultos estiverem focados no falso conceito de beleza e em como consegui-lo, pior será para eles, pois não se encontram, não despertam, perdem energia, perdem o foco e o verdadeiro conceito de felicidade.

Por isso, rejeita todos esses conceitos e padrões. Sai da matrix e desperta!



Lision do Serviço Magnético





Fonte da imagem: Pixabay






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